Bem-vindo às Aldeias de PortugalVisite as Aldeias de Portugal
Contacte-nosPortuguês
info@aldeiasdeportugal.ptEnglish

Passeie pelas Aldeias de Portugal

As Aldeias de Portugal preservam um património ambiental e edificado único, revelando o melhor de cada lugar: a sua fauna e flora, a sua gastronomia e vinhos, as suas festas e romarias.

São um novo conceito na forma de abordar o turismo rural, personalizado, valorizando a hospitalidade, o lazer e o espírito ecológico. Nas Aldeias de Portugal pode ficar alojado numa casa de traça tradicional, participar em actividades de animação ou meter-se a caminho pelos percursos pedestres, pelas brandas, rios e riachos, montanha acima e serra abaixo, ou simplesmente deambular pela aldeia.
As Aldeias de Portugal convidam-no a ir mais além do que pernoitar em Casas emblemáticas da região. A proposta é conhecer o verdadeiro país, estar em contacto com a natureza, com as tradições, a gastronomia e a cultura, o cenário ideal para se partir à descoberta do Portugal profundo.

Partamos então à descoberta das Aldeias de Portugal.


BRANDA DA AVELEIRA - Melgaço

Branda da Aveleira - Melgaço

Caracterizada por uma paisagem e um conjunto arquitectónico de enorme beleza, a aldeias de Branda da Aveleira é o testemunho de uma tradição agrícola e cultural de grande valor antropológico, que a torna muito especial e singular.
CABRAÇÃO - Ponte de Lima

Ponte de Lima - Cabração

Percorrendo a aldeia da Cabração apercebemo-nos de uma geologia invulgar, marcada em especial por xistos, granitos, quartzo e feldspato. Esta invulgar geologia transformou a Cabração numa aldeia mineira na primeira metade do século XX.
CASTRO LABOREIRO - Melgaço

Castro Laboreiro - Melgaço

Castro Laboreiro apresenta um tipo próprio de construções castrejas. A aldeia possui um milenar e riquíssimo legado histórico, arqueológico e arquitectónico, patente em monumentos megalíticos,  pontes, igrejas, fornos e moinhos.
GERMIL - Ponte da Barca

Ponte da Barca - Germil

Um vale majestoso marcado por socalcos de vinha, demonstra o domínio hábil do homem. Ao cimo, a aldeia de Germil, encaixada nos pequenos socalcos e que constitui um exemplo típico de uma povoação de habitat serrano.
LINDOSO - Ponte da Barca

Aldeia do Lindoso - Ponte da Barca

Lindoso é uma aldeia que apresenta um belo núcleo rural, aprimorado pelo castelo e pelo conjunto de espigueiros, inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês, do qual se vislumbra uma sublime paisagem sobre a albufeira do Lindoso.
SISTELO - Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez - Sistelo

Na margem esquerda do Rio Vez, Sistelo ostenta um interessante património arquitectónico e convida-nos a subir à serra por caminhos sinuosos, na peugada de pastores e de gados, em direcção às brandas e às pastagens de altitude.
SOAJO - Arcos de Valdevez

Aldeia do Soajo - Arcos de Valdevez

O Soajo é famoso pelo conjunto de espigueiros erigidos sobre uma enorme laje granítica. As ruas pavimentadas com lajes de granito e as casas construídas com blocos de pedra tornaram-na num dos destinos concelhios mais conhecidos.
LOUREDO - Vieira do Minho - Geres

Viera do Minho - Louredo

Na encosta da serra da Cabreira, numa encosta verde com vista para a Albufeira da Canicada, a Aldeia de Louredo é típica aldeia minhtota com as suas casas em granito.