Uma paisagem de rara beleza enquadra a aldeia de Agra. Localizada na freguesia de Rossas, concelho de Vieira do Minho, fica no sopé da serra da Cabreira e é banhada pelo rio Ave.
Percorra sem pressas este aglomerado de casas, caminhando pelas suas ruas calcetadas em granito, e deixe-se surpreender pelos apontamentos religiosos que vão surgindo aqui e ali, como as alminhas, os cruzeiros, e a própria Capela de São Lourenço, que outrora mataram a sede à alma da população. Para matar a sede do corpo, por toda a aldeia se encontram também fontanários e bebedouros.
Além da bonita paisagem natural, que alia ao ambiente serrano uma configuração recortada pelos pequenos terrenos agrícolas cultivados e divididos por muros e sebes, herança do passado agrícola, a aldeia é pontuada por diversos locais de interesse que não deve deixar de conhecer. O percurso pedestre que descobre os Moinhos do Ave ou a interessante Ponte Romana são visitas obrigatórias! As casas e restante arquitetura da aldeia revelam o seu passado e identidade marcadamente rurais, na simplicidade e funcionalidade das formas que merecem um olhar atento. No restaurante de Agra delicie-se com os pratos típicos locais, com destaque para os saborosos vitela barrosã, o cabrito e as couves com feijões! Para dedicar mais tempo a usufruir deste local tranquilo, escolha um dos alojamentos da povoação: Casa do Cruzeiro, Casa do Delgado e Casa da Varanda da Eira. Se quiser levar uma lembrança desta bonita aldeia para casa, saiba que além de adquirir peças artesanais típicas feitas no local, com destaque para a tecelagem e os bordados, pode mesmo aprender a elaborar estes objetos - e queijos artesanais - na oficina existente na aldeia!