Agunchos é uma aldeia tipicamente rural, dona de uma beleza aristocrata. Na freguesia de Cerva, no concelho de Ribeira de Pena, repousa na encosta do rio Tâmega, entre as serras do Barroso e do Marão, e ressalta pelo seu elegante aglomerado de casas graníticas bem alinhadas. Verdadeiros exemplares da arquitetura ancestral do distrito de Vila Real, essas habitações apresentam-se com arcos, pilares e pátios exteriores artisticamente trabalhados, o que confere uma estética ímpar a todo o conjunto.
A cada passo da caminhada pela aldeia, há, contudo, que manter o olhar bem atento a outros pormenores. Isso permite captar a sobriedade singela dos edifícios de Agunchos, tão bem preservados, e registar o encanto de ruas e ruelas pontuadas pela igreja da terra, por eiras lajeadas, por espigueiros onde se guardam cereais e por alpendres tão a jeito para recolher alfaias agrícolas e forragens.
O vale do Tâmega, na envolvente, é um cenário por si só, no seu encontro com o rio Larelo. Essa paisagem deslumbrante pode apreciar-se a partir de vários pontos de Agunchos e ajuda a criar com o local uma intimidade que desperta a vontade de convívio com os habitantes da aldeia. Será natural, por isso, que pouco depois o visitante dê por si a participar nas desfolhadas da terra, a colher frutos no pomar de uma família vizinha, a transplantar ervas aromáticas num pequeno torrão que possa levar para casa e a experimentar outras atividades da lida agrícola tradicional.
Essas práticas antigas do setor primário vêm sendo recuperadas, aliás, graças ao trabalho empenhado da Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Agunchos, que conta também com um rancho folclórico para difusão do património musical e etnográfico do povoado.
Se a estadia nesta Aldeia de Portugal for prolongada, um dos locais onde os visitantes poderão descobrir mais sobre o cultivo da terra é na própria unidade de alojamento local, em concreto na Casa do Cerrado, antiga habitação de caseiros que foi restaurada de acordo com a sua traça original e passou a exibir condições de conforto e modernidade contemporâneas.
Ali perto, também a Casa do Cabresto e a Casa da Mota, igualmente na freguesia de Cerva, mas já no lugar de Alvite, são outras excelentes opções de estadia. E quando chegar o momento das refeições, os restaurantes locais perfumam-se com os temperos da gastronomia típica da região, que se distingue pelo arroz de cabidela, pelos rojões, pelas couves com feijão, pelos milhos ricos e pelos enchidos.
Como sobremesa, há pudim de ovos, pão-de-ló caseiro e, a lembrar o Natal, também mexidos. Mas seja dezembro ou Verão, essas iguarias não se ajustam tanto a viagens e os melhores presentes a levar de Agunchos para os amigos são peças de artesanato em linho ou saborosas compotas regionais. ■