Almoçageme fica num topo de uma falésia no Parque Natural de Sintra-Cascais, localizada no concelho de Sintra, freguesia de Colares. Nesta terra fixaram-se romanos com os vestígios da Villa Romana de Santo André de Almoçageme que remonta ao séc. II a.C., a mais ocidental do Império. Os muçulmanos legaram o topónimo almunsagem, que significa “água que corre”.
Aqui vai encontrar uma simpática povoação de pequenas casas típicas, onde cheira a mar, o caminho até à Praia da Adraga, faz-se atravessando a aldeia. Comece pela praça central com o seu coreto e fontanário, o principal centro de convívio de várias gerações. Descubra as pérolas arquitetónicas dispersas pela aldeia, como são exemplos, o magnífico portal barroco, a Quinta de S. Tiago atualmente o Quartel de Bombeiros e Museu, o Cine Teatro José Gomes da Silva, de 1892, que alberga a Filarmónica Recreativa e Musical, a Igreja do séc. XVIII consagrada a Nossa Senhora da Graça, com uma Festa em sua honra há mais de 250 anos, em Outubro para celebração do ano agrícola e o fim da época balnear.
Aos fins de semana e às quintas-feiras, visite o Mercado dos Agricultores de Almoçageme, que continua a ser um grande centro produtor de fruta. Além das frutas e legumes cultivados na região, encontrará flores perfumadas, pão fresco, mel e compotas artesanais, destacando-se a uvada ou o arrobo, que se faz durante as vindimas com a redução do mosto da uva, maçãs e canela.
Visite as adegas locais, caminhe pelos trilhos nas montanhas ou aproveite para observar a imensidão de mar. Deguste os pratos de peixe fresco, mariscos e moluscos acompanhando com o vinho de produção local e regional, da Região Demarcada do Vinho de Colares. Trata-se de um património vinícola muito exclusivo, devido às características únicas do seu terroir, e grande parte da vinha estar plantada em "chão de areia".