Rodeada de densa vegetação verde, a aldeia de Amiais pertence à freguesia de Couto de Esteves, no concelho de Sever do Vouga. Inserida na meia encosta da Margem do rio Vouga, a sua envolvente é pontuada por magníficas paisagens das serras que a rodeiam e encostas trabalhadas em socalcos. Rodeado por montanhas (Serras da Freita, do Caramulo e de São Macário), o aglomerado de casas muito juntinho e os sinuosos caminhos completam a paisagem, utilizando materiais típicos da região, como o granito e a madeira ou, pelas ruas, a calçada à portuguesa. Deambule sem pressas por estes caminhos que atravessam o centro da aldeia, deslumbre-se com as vistas panorâmicas dos miradouros naturais e vá até uma eira, o antigo centro de convívio social das comunidades agrícolas ligadas à desfolhada do milho, que ainda hoje se faz.
Outro reflexo destas tradições pode ser observado nos espigueiros e canastros bem preservados que fazem parte da identidade desta aldeia. Para um passeio mais prolongado, siga o percurso pedestre “Entre Lordelo e Gresso”. O património megalítico da região é também bastante valioso e merece uma visita atenta. A dois quilómetros de distância, em Cerqueira, na mesma freguesia, encontra o Dólmen e as Mamoas da Cerqueira. A 3 quilómetros, vale a pena visitar a Anta de Lameiro de Ouguedelo, em Coval.
Há tradições que permanecem vivas no quotidiano das gentes de Amiais, sendo celebradas com rituais próprios, como a Missa do Galo e o Cantar das Janeiras, a matança do porco e a tradicional rojoada, a Quaresma, a Páscoa e a Visita Pascal, com o Compasso e os Santos Populares. No que respeita às celebrações estritamente religiosas há várias festas na freguesia de Couto de Esteves: Santíssimo Sacramento; São João, São Pedro e São Tiago e Senhora da Boa Viagem e na Aldeia dos Amiais, São Francisco e Senhora do Amparo. Na gastronomia, renda-se aos sabores regionais de Sever do Vouga.
Os restaurantes "O Júnior” e “Cantinho da Eira” são locais em que se destacam a vitela assada de Sever do Vouga com arroz de forno, o arroz de lampreia, os rojões com grelos, o cabrito assado no forno e as várias iguarias de peixes do rio, em molho de escabeche. A doçaria regional tem a sua presença com o aproveitamento dos frutos da terra (laranja, mirtilos, feijão e chila) transformados em doces e compotas da região. Destacam-se as queijadinhas de Sever, as bateiras do Vouga, as barquinhas do Vouga e os beijinhos de Sever. Tecelagem, ferraria e construções de madeira são os produtos mais típicos que pode levar para casa após uma visita a Amiais, sem esquecer, claro, os enchidos, doces e compotas de frutos.