A aldeia de Bico estende-se desde a encosta da serra do Corno de Bico até às margens do rio Coura, concelho de Paredes de Coura. Fique alojado numa das casas de turismo rural recuperadas para tal e desfrute da serenidade do campo! Se pretende conhecer os principais monumentos, saiba que merecem destaque a Igreja Paroquial, as Capelas de Santa Luzia, em Vencemal, e de São Bento, em Vilares; a Capela de Santo António, a Igreja Paroquial e a Casa do Paço, em Vascões.
Nos arredores da aldeia, mais precisamente nos montes do Corno de Bico e na Chã de Lamas, encontrará vestígios de mamoas, datadas de há 5.000 anos, que comprovam a existência de povoações do período neolítico, nesta região. Faça-se ao caminho num dos diversos percursos pedestres sugeridos: Trilho da Varanda do Coura, Alto dos Morrões, Corno de Bico, dos Miradouros, dos Moinhos e Megalítico de Vascões. Não deixe de conhecer a Área de Paisagem Protegida de Corno de Bico, podendo optar por percursos a pé, a cavalo ou de bicicleta. Se é um aventureiro por natureza pode, até, praticar desportos radicais, como o paintball ou o rafting.
A aldeia de Bico convida-o a provar deliciosas iguarias típicas: sopa de mel, feijoada à moda de Bico, papas de milho-miúdo, rojões, trutas e belouras de milho. Das tradições culturais da aldeia sobressaem, no artesanato, os trabalhos em linho e lã (camisolas e meias); e o Rancho Folclórico Camponês de Bico, com mais de 50 anos de existência, que divulga as danças e cantares tradicionais de Bico.