A aldeia de Burgo convida-o para uma viagem medieval! Situada entre Vila Fria e Pombeiro de Riba Vizela, aqui domina o ambiente da Idade Média, nas construções de granito e no ex-libris da aldeia: o Mosteiro de Pombeiro. Parta à descoberta deste importante monumento nacional, fundado em 1059, por D. Gomes Aciegas, que foi o mais notável convento beneditino do norte do país. A sua importância histórica está associada à fundação da nacionalidade, tendo desempenhado um relevante papel na história de Portugal. Hoje, o monumento representa um bonito e importante exemplar da arquitetura românica e setecentista que vale a pena conhecer!
Demore-se num passeio pelos dois percursos pedestres existentes no local, os “Caminhos Verdes” e os “Caminhos Medievais” que permitem conhecer em detalhe os mais relevantes pontos de interesse da aldeia, como o moinho, a ponte e a calçada romanas, o marco do Pombeiro, o rio Vizela, os caminhos rurais e os edifícios de traça tradicional. Ambos os percursos partem do parque de campismo de Vila Fria, um parque de campismo rural onde poderá pernoitar, em tenda, caravana ou num dos dois bungalows disponíveis. Em alternativa, instale-se mesmo no centro da Aldeia de Burgo, nos alojamentos rurais “Paço de Pombeiro” ou “Quinta do Mosteiro”.
Em clima de festa, Pombeiro celebra a Festa de São Brás em cada primeiro domingo de fevereiro, uma boa altura para visitar a freguesia. Rica em história e interesse cultural, a aldeia de Burgo e a freguesia a que pertence, Pombeiro de Riba Vizela possuem diversos pontos de interesse a não perder, como a igreja, os solares de Valmelhorado, o Paço com brasão dos Melos, e a típica Rua do Burgo. Mas há mais património para usufruir além do edificado: o gastronómico, por exemplo. Delicie-se com os sabores do cabrito assado, do bacalhau recheado, do cozido à portuguesa, do arroz de cabidela, dos rojões, e da broa de milho, que usufruem da companhia do vinho verde. Nas sobremesas, não deixe de degustar o saboroso pão de ló de Margaride, as cavacas e as lérias.