Entre as serras da Estrela, do Buçaco e do Caramulo, a aldeia de Caldas da Felgueira é um dos lugares mais pitorescos do concelho de Nelas, no distrito de Viseu.
O ex-libris dessa localidade é a sua estância termal de águas sulfúreas bicarbonatadas, sódicas e fluoretadas, e esse equipamento de saúde e bem-estar é formalmente designado “Caldas da Felgueira – Termas e Spa”.
Isso explica que, na atualidade, nome da aldeia e nome do balneário se confundam, mas, até 1880, esse tanque termal era conhecido como Banhos ou Caldas “de Vale de Madeiros”, porque foi precisamente nesse lugar que primeiro se identificaram as águas quentes e terapêuticas que deram fama à terra.
Essa descoberta está documentada pelo menos desde 1758 e as termas abriram ao público em finais do mesmo século, quando ficaram cientificamente comprovadas as propriedades das suas águas no tratamento de doenças do foro respiratório e circulatório, de problemas musculares e de afeções de pele.
Se os visitantes da aldeia tiverem um aparelho digestivo saudável, contudo, o que não pode faltar na sua passagem pelo povoado é a descoberta da gastronomia típica da região de Dão-Lafões, particularmente reputada por três pratos: caldeirada de cabrito, pato à moda da Beira e entrecosto cozido com feijões.
O peso calórico dessas iguarias pode depois compensar-se com uma caminhada descontraída pelo centro da localidade ou com um percurso pedestre mais exigente entre os vários que permitem explorar a envolvente desta “Aldeia de Portugal a pé ou de bicicleta. ■