A aldeia do Castelo, localiza-se em pleno coração da Beira Alta, no concelho de Sátão, distrito de Viseu. Ao chegar à aldeia do Castelo, é confrontado com uma paisagem deslumbrante, marcada pela pedra granítica, dando um ambiente rústico.
Esta pitoresca aldeia está encaixada entre as serras de São Matias e a serra da Pereira, dois dos pontos mais altos do concelho de Sátão (acima dos 800m) e este território é delimitado pelos rios Vouga e Paiva.
A aldeia do Castelo guarda um dos conjuntos mais interessantes e numerosos de vestígios arqueológicos, de época romana e medieval, que atestam a importância deste lugar, desde as lagaretas escavadas no granito às sepulturas escavadas na rocha de época medieval.
As festas mais importantes e que mobilizam mais fieis são, a festa do Sagrado Corpo de Deus, que se realiza na igreja paroquial de Santo André e a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios.
Existe ainda hoje na aldeia do Castelo um espírito de interajuda muito desperto. Este revela-se sobretudo nos trabalhos do amanho da terra.