O Couto do Mosteiro situa-se a cerca de três quilómetros da cidade de Santa Comba Dão, a sede do concelho. Terra rica em beleza natural e de património edificado, orgulha-se da sua história antiga, sendo que, o seu passado de autonomia municipal e de ambiente fidalgo continua bem patente na terra e nas suas gentes. Com núcleo histórico concentrado repleto de história, a aldeia demostra alguma vivencia diária centrada na agricultura principais atividades Agricultura, sobretudo a vinicultura e serviços.
A vida associativa contribui muito para a dinâmica cultural e para a animação da Vila estando esta muito centrada na paróquia.
Os rios Dão, Criz e Mondego passam por ali, cruzando a zona balnear da Senhora da Ribeira. A Igreja Matriz, do século XVIII, foi construída em estilo barroco e tem duas torres sineiras. No centro, o Miradouro do Outeirinho, ex-libris da região. Dividido em dois patamares, tem uma vista impressionante sobre o rio Dão. Entre a Rua dos Aldrógãos e o Largo ao lado da Câmara Municipal, 50 metros de passadiços em madeira, ladeados pela Ribeira das Hortas.
De realçar como principais produtos agroalimentares produzidos o Vinho, Azeitona (azeite), Castanha, Maçã, Fungos comestíveis e a carne de Caprinos e Ovinos, matéria-prima para as maravilhas associadas à gastronomia local. Nunca esquecendo as deliciosas Broinhas de Santa Columba tão tradicionais em Couto de Mosteiro.