A aldeia de Esmolfe situada no distrito de Viseu, concelho de Penalva do Castelo com as suas fortes aptidões agrícolas, destaca-se por ser o “berço” da rainha das Maçãs - a Bravo de Esmolfe com Denominação de Origem Protegida, e ainda pelas vinhas que proporcionam um néctar ímpar, o famoso vinho “Dão DOP”.
Esta aldeia possui um vasto património lendário, que é possível visitar, destacam-se: Igreja Matriz, Capela de Stº Ildefonso, Capela de Stª Clara, Fonte dos Mouros, Anta do Penedo do Com, Castro da Paramuna , Serra da Paramuna e Sepulturas antropomórficas.
Para quem visitar Esmolfe, vai descobrir que a frase "todos os caminhos vão dar a Roma” tem um importante valor visto que, efetivamente na aldeia existe uma antiga via romana que nos primórdios, seria a forma mais rápida de movimentação dos exércitos e das mercadorias.
A aldeia e as suas gentes afáveis, mantêm vivas as tradições, festas/feiras e romarias, das quais se destacam: fogueira de Natal; Anúncio da Ressurreição; Festa das Colheitas; Colocação das Cruzes, Sermão das Almas a Feira da Maçã Bravo de Esmolfe e muitas outras.
Esmolfe, habitada por gente laboriosa e empreendedora, desde o Neolítico, construiu e constituiu-se fiel depositária de um património diversificado e valiosíssimo