Para chegar ao Lugar da Lapa, importante local de peregrinação, é preciso percorrer locais onde a paisagem é a descrita por Aquilino Ribeiro - que tão bem a conhecia - como Terras do Demo. As grandes pedras graníticas são marcas da rudeza e aridez do local, que pertence à freguesia de Quintela, no concelho de Sernancelhe. A lapa é, aliás, uma pedra de granito, formando uma gruta que, por estar protegida, terá servido de refúgio à Nossa Senhora que dá nome ao santuário. A imagem terá sido trazida por religiosos que fugiam ao general mouro Al Mansor, que terá martirizado inúmeros cristãos. Aqui escondida no século X, só terá sido encontrada séculos mais tarde por Joana, uma pastora muda que terá recuperado a fala! O Santuário de Nossa Senhora da Lapa é, hoje, um local de peregrinação nacional.
O imponente edifício do Colégio dos Jesuítas - que remonta ao século XVI -, as casas, os caminhos, todos em granito, criam uma atmosfera única. É também aqui que nasce o Rio Vouga, em cuja nascente pode saborear a água fresca. Visite o santuário do século XIII e faça a romaria: a gruta possui uma pedra muito estreia por onde reza a tradição que todos passam, exceto quem tiver pecado grave, e também uma réplica de um lagarto gigante pendurada no teto. Dentro da igreja encontra ainda um presépio permanente que vale a pena apreciar. Depois, passeie pela localidade, descubra os cruzeiros e os miradouros e visite os seus cafés. Também poderá explorar a zona de bicicleta, já que o local possui uma extensão considerável de pistas próprias.
Três vezes por ano, o povo presta homenagem à Nossa Senhora da Lapa com uma romaria: a 10 de junho, 15 de agosto e 8 de setembro. Também aqui acontece, uma vez por ano, a Feira Aquiliniana onde se promovem e comercializam os produtos da região. Da Lapa, leve para casa os tradicionais e famosos queijos artesanais, enchidos e o conhecido pão. Há diversas padarias no local de onde sai pão quente várias vezes ao dia. O cabrito, um dos pratos mais típicos do local, pode ser degustado num dos diversos restaurantes da Lapa. Para ficar nesta região, permaneça na tradição e escolha o Convento de Nossa Senhora do Carmo, a 10 quilómetros, um pequeno hotel repleto de charme cujo restaurante fica na antiga capela.