A traça tradicional, o enquadramento verde e uma praia fluvial são marcas da aldeia de Meitriz, pertencente à freguesia de Janarde, no concelho de Arouca. Banhada pelo rio Paiva, Meitriz preserva os traços de antigamente nas casas, de xisto e lousa, nos caminhos, e nos socalcos agrícolas. Enquadrada entre duas serras, a de Montemuro e a de Arada, desfruta de uma paisagem singular, para a qual contribui ainda o rio Paiva que ali passa, criando uma agradável praia fluvial. Nestas águas cristalinas é obrigatório um mergulho se por aqui andar em época quente. Neste que é um dos cursos de água menos poluídos de toda a Europa, pode também praticar rafting.
Se a sua praia é mais andar a pé, saiba que tem à disposição a Rota das Tormentas, percurso pedestre que cruza a aldeia e que, contrariamente ao nome, promete um magnífico passeio! Em Regoufe, localidade próxima da aldeia, pode também visitar as antigas minas de volfrâmio que noutros tempos competiam com a agricultura como modo de subsistência. Ainda hoje, neste espaço natural de rara beleza, a lavoura é a principal atividade da população, como poderá observar num passeio obrigatório pela povoação. Deixe-se envolver pela beleza natural de Meitriz e pela sua identidade própria, com os socalcos a revelarem o seu cariz vincadamente rural.
A aldeia veste-se de gala para as suas celebrações religiosas: aqui comemora-se a Santa Bárbara, no primeiro domingo de maio, a Nossa Senhora de Fátima, no último domingo de agosto e Santo António e São Sebastião, ambos a 4 de dezembro. Ao nível gastronómico, encontra nas proximidades da aldeia os pratos típicos de cabrito assado com arroz de forno, o cozido à portuguesa, a sopa seca e broa de milho, a vitela arouquesa e o cabrito da Gralheira. Tradicionalmente, os trabalhos manuais desenvolvidos na aldeia passam pelos saborosos broa de milho e enchidos, e pelo fabrico de trabalhos em madeira, nomeadamente, carros de bois.