No sopé da serra do Gerês, num vale abrigado da serra da Cabreira, Moimenta é uma aldeia típica da freguesia de Cavez, no concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga.
Para quem chega de fora, destaca-se logo pelo seu pequeno aglomerado de belas casas. Observando um pouco mais além, alargando o horizonte, nota-se então que, nas vertentes da serra, o povoado está rodeado por socalcos ocupados quase na totalidade por vinhas. É graças a elas que aí se fabrica vinho verde de qualidade, o que, aliás, contribuiu para afirmar a zona como um importante centro de produção do mapa vínico português.
No património edificado da aldeia, realça-se ainda a Ponte de Cavez, estrutura medieval sobre o rio Moimenta, assente sobre um único arco de volta perfeita. Com cantaria em granito, essa travessia está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1990.
Há, contudo, outros grandes motivos para visitar a aldeia, a começar pela beleza natural da envolvente, que se dá a descobrir numa variedade de percursos pedestres e de BTT organizados pela Associação Recreativa de Moimenta. Além disso, a aldeia tem turismo de habitação que facilita as saídas de madrugada para os adeptos mais fervorosos da prática de caça e pesca desportiva.
A gastronomia é outro valor seguro da terra, pelo que é obrigatório experimentar os enchidos e fumeiros locais. Recomenda-se que a refeição decorra na companhia de habitantes da aldeia, que, além de hospitaleiros, encantam também pela sua simplicidade e autenticidade.