Pendilhe fica situada 11 km a nordeste de Vila Nova de Paiva, foi vila e sede de concelho entre 1514 e 1836. O largo de espigueiros, onde se encontra o forno comunitário e com uma vista panorâmica sobre a aldeia podemos também visitar o Centro Interpretativo Rural no qual podemos conhecer o quotidiano rural de Pendilhe e o seu espólio histórico. O Património megalítico (de salientar a Anta no lugar da Orca) que podemos visitar e atividades de envolvência com a natureza são algumas das experiências que podemos ter em Pendilhe. Em termos de atividades culturais aliadas à tradição destacam-se dois momentos antagónicos por natureza, em que as festividades de Pendilhe podem ser vivenciadas, a Semana Santa e o Entrudo.
A população vive da agricultura e da silvicultura, tendo algumas atividades também no setor secundário. Nesta localidade, o movimento associativo tem sido capaz de contrariar a tendência de desertificação e abandono que tem proliferado pelo interior do país, sendo o Rancho Folclórico Associação “As Capuchinhas de Pendilhe” e o “Grupo Bombos de Pendilhe” dois bons exemplos de sucesso. Pendilhe destaca-se pelos seus produtos endógenos de qualidade como o Fumeiro, a castanha, o queijo, as Trutas do Rio Mau, o Mel e o Pão.
Na Aldeia de Portugal Pendilhe encontramos gentes acolhedoras, cheias de talento e tradição, comida boa e mel delicioso.