As casas tradicionais alinhadas em xisto, a paisagem da aldeia rodeada de serras, com o rio a passar lá em baixo e um ar puro que nos aproxima da natureza, seriam razões mais que suficientes para visitar a aldeia de Poiares, em Freixo de Espada à Cinta. Mas há muitas mais! Localizada em pleno Parque Natural do Douro Internacional, o enquadramento paisagístico é suficiente para tirar o fôlego. Para desfrutar em toda a plenitude da paisagem, vá até ao Miradouro do Penedo Durão, às Alminhas, ou às dobras nas rochas. No núcleo central, a aldeia apresenta também património diversificado para visitar, da Igreja Matriz à Fraga do Gato/Lontra, com as suas pinturas rupestres, passando pela Calçada de Alpajares, pelo Castelo de Alva, pelo Moinho, ou pela Ponte velha da Ribeira do Mosteiro.
Diversos percursos sinalizados permitem percorrer caminhos que passam também por estes locais emblemáticos, nomeadamente os dois principais: a Calçada de Alpajares e a Rota dos Miradouros. As tradições culturais continuam bem enraizadas na aldeia: aqui usa-se o desfazer do folar, é natural ver as mulheres a fazer meia com quatro agulhas, às soleiras das portas e os homens, nos tempos livres, entretém-se jogando à raiola, à sueca ou ao chincalhão.
A religião também marca forte presença na aldeia: em agosto há festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, santa padroeira da freguesia de Poiares. Na gastronomia, o folar da Páscoa é o prato mais emblemático, capaz de fazer crescer água na boca!