Porreiras é uma aldeia serrana situada na encosta da serra da Boalhosa, a 7 quilómetros da Vila de Paredes de Coura. Noutros tempos foi denominada São Miguel de Rabel, nome inspirado no instrumento musical utilizado pelos pastores: o rabel. Pensa-se que a origem do nome Porreiras estará associada à forma de pagamento de impostos “por eiras”.
Conhecida por “Celeiro do Minho”, possui uma eira comunitária, com nove espigueiros e quatro alpendres, que constitui o ex-líbris da aldeia. No coração da aldeia, visite a Capela da Senhora do Pilar, caminhe (sem pressa) nas ruelas e aproveite para respirar o ar puro da montanha! Calcorreie o Percurso do Pastor e descubra recantos naturais de grande beleza! Durante o trajeto, preste atenção às marcas amarelas e vermelhas e vá admirando os núcleos rurais, os vestígios arqueológicos e os cursos de água cristalina, ao longo de 11 quilómetros de magníficas paisagens! Atente, também, nos cinco moinhos comunitários requalificados e que, ainda hoje, funcionam, que formam um dos conjuntos de moinhos hidráulicos mais interessantes do Minho.
Recupere força no Parque de Lazer dos Agueiros, onde poderá fazer um agradável piquenique. Para ser perfeito, leve enchidos de porco, bolo do tacho e filhoses da pedra, pratos que compõem a gastronomia típica deste núcleo rural. Se gosta de peças artesanais, saiba que as meias de lã são os artigos que melhor representam o artesanato da aldeia de Porreiras.