Desde festivais de folclore a festas do Entrudo, a aldeia Quintela da Azurara pertencente ao Concelho de Mangualde, é uma aldeia onde se revive cantares, danças e tradições de outros tempos. Esta aldeia, de construção em granito, organiza-se em ruelas entrecortadas, limpas e asseadas.
Quintela de Azurara contou com três casas de famílias ricas e ergueu-se na aldeia, uma nobre moradia cujo brasão reuniu vários apelidos ilustres. Nos dias de hoje, esta moradia destina-se a Turismo de Habitação e é nos largos sobranceiros a esta casa, que anualmente ocorre o Entrudo, um dos mais tradicionais do país.
Na aldeia, a diversão é garantida ao longo de todo, visto que podemos contar com atividades de diferentes vocações: religiosas com a Festa de São João Batista, a Festa da Nossa Senhora da Esperança e a Visita Pascal, gastronómicas com o São Martinho e ainda culturais com o Cantar as Janeiras, o Entrudo, o Festival Internacional do Folclore.
A aldeia destaca-se ainda, pelos vínculos estreitos entre os habitantes da aldeia, os mesmo são humildes, trabalhadores e amigáveis, de bom coração e estão prontos para se entre ajudar em todos os momentos.