Se anda por Vila Pouca de Aguiar aproveite esta oportunidade de ouro que se lhe apresenta: visitar a aldeia de Tresminas. Como o nome indica, nesta terra o minério dominou durante séculos, nomeadamente por causa das minas de ouro que os romanos exploravam na aldeia, consideradas das maiores da Europa! Não pode, por isso, deixar de traçar a Rota das Minas de Ouro que percorre o Complexo Mineiro Romano de Tresminas. No âmbito desta atividade, os romanos deixaram várias marcas no local, como um complexo sistema de galerias subterrâneas.
Mas há evidências marcantes de tempos mais recentes que foram moldando a face de Tresminas: A igreja medieval, datada do século IX, anterior à fundação da nacionalidade é um monumento a não perder numa visita a este local. Já o casario segue a traça tradicional da região, em pedra granítica e xisto.
No núcleo central da aldeia encontra-se o Centro Interpretativo de Tresminas, onde é possível visitar exposições dedicadas ao património romano e mineiro da região e uma outra ao património natural, dotado de abundante fauna e flora. Neste espaço também se pode adquirir artesanato típico da região. A natureza rica que rodeia toda a aldeia merece também atenção especial, já que o parque Arqueológico de Tresminas oferece, devido ao enquadramento paisagístico da terra, fauna e flora abundantes.
A altura mais indicada para visitar Tesminas é durante o animado Festival do Ouro Romano, mais do que uma feira romana, uma celebração que recria o ambiente vivido nessa época de exploração. Mercado romano, com mostra e venda de produtos de gastronomia da época, réplicas arqueológicas, recriações teatrais históricas, povoados e acampamentos militares, espaços lúdicos para crianças, demonstrações ao vivo de ofícios antigos, cortejos temáticos diurnos e noturnos, espetáculos musicais, recriação dos jogos de gladiadores e dos banquetes romanos são algumas das atividades que por aqui se podem fazer uma vez por ano, no verão.
A natureza e os passeios a pé abrem o apetite! O restaurante cozinha típica “Tasca do Chico”, incluído na rede local de tabernas, serve os produtos mais tradicionais da aldeia: cogumelos, castanha e cabra bravia. Bom apetite!