Vale de Papas é uma aldeia serena, situada em plena serra de Montemuro. O conjunto de casas em granito, muitas delas ainda com telhados de colmo, dá uma graça especial a esta preservada aldeia da freguesia de Ramires, em Cinfães. Como outras aldeias serranas, Vale de Papas vive da agricultura e pastorícia, com os seus animais a deslocarem-se diariamente para os pastos. Diversos canastros e eiras comunitárias e as casas em colmo marcam a paisagem do centro da aldeia, enquanto em redor é o verde que toma conta da vista e do passeio que se aconselha vivamente.
Percorra os caminhos em torno das casas, numa caminhada prolongada que permite um contacto estreito com a natureza. Toda a envolvente da aldeia é, aliás, indicada para longas caminhadas em boa companhia. No núcleo da aldeia, encostada à serra, descubra diversos outros pontos de interesse como a pedra malga, um bloco granítico de grandes dimensões, o tulho antigo, ou calçada romana, além da Capela de Vale de Papas.
No terceiro domingo de julho, celebra-se a festa em honra da Senhora da Agonia. As atividades mais típicas de Vale de Papas são a desfolhada, a chapelaria, com tranças de palha, a descasca do cereal e a malha do centeio. Os cereais servem para fazer delicioso pão que acompanha com o famoso fumeiro local: chouriças, salpicões e presuntos, marcos da gastronomia local que não pode deixar de provar!