A Aldeia de Vilarinho da Castanheira, dista cerca de 15 quilómetros de Carrazeda de Ansiães, a sudeste do concelho e a paredes meias com o concelho de Torre de Moncorvo, na encosta de um Monte onde tem o Santuário da Nossa Senhora da Assunção (do qual se pode observar uma extensa porção da paisagem vinhateira classificada pela UNESCO como Património da Humanidade).
Da sua paisagem, sobressai a norte a montanha, terra de granito, com culturas como o centeio, as hortas, os pomares e extensas manchas de pinhais e de soutos e para sul as encostas voltadas ao Douro, terras já de xisto onde os olivais e a vinha são reis e rainha, criando uma paisagem única.
Vilarinho da Castanheira, para além dos valores naturais, possui no seu território grandes valores culturais e arqueológicos, como vestígios de uma necrópole de sepulturas escavadas na rocha. No lugar do Couto, a aproximadamente três quilómetros de Vilarinho, através de um caminho de terra batida sinalizado, pode apreciar um dos mais simbólicos monumentos da região transmontana: a Anta de Vilarinho da Castanheira, também conhecida como Pala da Moura. Este monumento, como não poderia deixar de ser, encontra-se enquadrado numa paisagem natural idílica, preparada para a contemplação e disfrutar de momentos de lazer, de modo a que a experiência possa ser vivida com tranquilidade e na sua plenitude. O Museu da Memória Rural, um espaço onde se preservam os ofícios e métodos tradicionais de trabalho da região é local ideal para iniciar ou até terminar a visita a esta Aldeia, pois além da simpatia e conhecimento de quem recebe, guarda um espólio relevante, documentários e aparelhos eletrónicos que contribuem para informação dinâmica e elucidativa, tal como um bar acolhedor para processar toda a informação, disfrutando de uma paisagem única.