A água do rio Fílveda, a encosta e a densa vegetação são marcas de Vilarinho de São Roque, uma aldeia da freguesia de Ribeira de Fráguas, em Albergaria-a-Velha. A beleza contagiante do local advém em boa parte do enquadramento natural, mas há também muito património para descobrir, entre a antiga Escola Primária, a Capela de São Roque, os moinhos e o açude do rio Fílveda, as casas rurais, os canastros, o lavadouro e as alminhas erigidas junto dos caminhos. Prepara-se, por isso, para descobrir Vilarinho a pé ou aventure-se pela natureza escolhendo um dos diversos percursos de BTT que atravessam o local.
Com uma paisagem marcada pela localização, encaixada entre a serra do Arestal, o rio Fílveda, do qual possui uma cascata, e o vale encaixado, são também marcas de Vilarinho de São Roque a agricultura em socalcos, e uma mancha florestal pontuada por eucaliptos e pinheiros. Aliás, toda a história do local, cuja primeira referência data do século XVI, está ligada ao rio, aos moinhos de água para moer o milho e às florestas verdejantes. Todas as tradições da aldeia passam pela ruralidade e cultura popular, aqui bem preservadas. A capela, os espigueiros, as eiras e as canastras e o lavadouro público, além das alminhas, erigidas junto dos caminhos para proteger as almas que estão no Purgatório, são outras mais-valias de Vilarinho que merecem um olhar atento.
Não deixe de visitar outros dois locais emblemáticos: o Miradouro de São Julião oferece uma bela vista panorâmica sobre toda a região e o Parque da Senhora do Socorro, espaço verde muito agradável onde se situa a Capela de Nossa Senhora do Socorro. A aldeia possui duas festas religiosas, a primeira em honra do padroeiro que dá nome à terra, São Roque, celebrada no terceiro domingo de agosto, e outra dedicada a Nossa Senhora do Socorro, comemorada na segunda-feira a seguir ao terceiro domingo de agosto. Destas festividades herdaram-se alguns dos pratos mais emblemáticos da localidade, como a vitela assada com arroz de forno a lenha, ensopado de vitela e rojões com grelos. Regueifas, mel e cavacas de Vilarinho de São Roque compõem os doces típicos. Bom apetite!