
“Aldeias de Portugal” ganha prémio europeu como melhor projeto do programa Leader
O projeto de cooperação “Aldeias de Portugal”, envolvendo 61 de 132 povoados classificados do Norte a Sul do país, venceu a 18 de dezembro em Bruxelas o prémio European LEADER Award, que distingue os melhores trabalhos apoiados pelo programa de financiamento comunitário LEADER.
O júri internacional dos LEADER Awards reconheceu assim o mérito do projeto que, envolvendo 16 Grupos de Ação Local (GAL) de todo o país, visa dinamizar a rede de povoados classificados como “Aldeias de Portugal”, apostando em recursos endógenos e diferenciadores como património edificado, gastronomia e paisagem ambiental.
Teresa Pouzada é a presidente da ATA – Associação do Turismo de Aldeia, que detém a marca “Aldeias de Portugal”, e explica que o concurso European LEADER Awards analisou candidaturas de diversos países, todas submetidas por entidades públicas ou privadas que obtiveram financiamento desse programa para execução de projetos no período de 2014 a 2020.
“É com um enorme orgulho que vemos reconhecidos a dedicação e o trabalho da comunidade e dos agentes locais em prol do desenvolvimento sustentável da rede de ‘Aldeias de Portugal’. É um projeto em que acreditamos muito, dado que assenta nos princípios da abordagem LEADER e é liderado por vários GAL que, em colaboração com os municípios, juntas de freguesias, associações locais e a comunidade em geral, constroem uma estratégia de desenvolvimento sustentável para a sua aldeia, assumindo-se como protagonistas desse progresso”, declara essa responsável.
“Para a ATA, enquanto titular da rede ‘Aldeias de Portugal’, e para os parceiros GAL, que, localmente, foram a força motriz para a dinamização destes povoados, este prémio constitui também uma grande responsabilidade, robustecendo a necessidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos três anos”, realça Teresa Pouzada. ■