Festa das Colheitas de Oliveira do Conde mostra como a tradição também se faz de eventos novos
Na vida das aldeias portuguesas também há inovação e uma delas é a recém-criada Festa das Colheitas de Oliveira do Conde, que, lançada apenas em 2022, tem em setembro de 2023 a sua segunda edição. A iniciativa decorre em quatro dias – primeiro, de 8 a 10 de setembro, e, no fim-de-semana seguinte, no dia 16 – e pretende reunir no povoado classificado como “Aldeia de Portugal” o que de melhor representa as tradições dessa localidade do concelho de Carregal do Sal, o património e cultura da região, e os agentes da dinâmica associativa e económica do território.
O evento é marcado pelo espírito da produção vitícola dessa zona do distrito de Viseu e leva à aldeia vinhateira de Oliveira do Conde um programa rico de atividades. Esse inclui um mercado de artesanato, bancas de gastronomia, oficinas de trabalhos manuais, visitas guiadas ao património, exposições, palestras e sessões de exercício físico.
Só a título de exemplo, no cartaz (abaixo) destaca-se a visita arqueológica à Lagareta da Malhoa, a venda de velharias, a oficina de croché, a aula de capoeira (modalidade afro-brasileira que combina artes marciais com dança), a sessão de Yoga na vinha, a palestra sobre vinhos rosés e uma mini vindima para crianças.
De cavaquinhos a DJ Sets
Quanto à componente musical do cartaz, pelo palco passarão a dupla Pedro e Inês, as bandas Tranglo e OMIRI, o Grupo Folclórico D’Alegria e os coletivos de cavaquinhos do Rancho Infantil Cravos e Rosas, e do NACO – Núcleo Juvenil de Animação Cultural de Oliveirinha, assim como o DJ Vitor Pirez.
Com maior foco na vertente cénica e teatral, haverá depois, no dia 16 de setembro, outra performance por elementos do NACO, dessa ver o espetáculo “Serração da Velha”, que terá lugar no recinto exterior da feira dos Carvalhais.
Aldeia vinhateira histórica com património diverso
Organizada pela Junta de Freguesia de Oliveira do Conde com o grupo cívico “Ó da Terra”, a Festa das Colheitas conta com o apoio da Câmara Municipal de Carregal do Sal, da ADICES – Associação de Desenvolvimento Local e da ATA – Associação do Turismo de Aldeia. Todas estas entidades encaram a iniciativa como uma ocasião privilegiada para se descobrir Oliveira do Conde, vila histórica marcada por casas antigas, solares e quintas junto ao vale do Rio Mondego e da linha ferroviária da Beira Alta, sempre com vista para as serras da Estrela e do Caramulo. ■