Adices
Associação de Desenvolvimento Local
A ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, constituída em 21 de janeiro de 1991, é uma entidade privada sem fins lucrativos que adquiriu estatuto de utilidade pública em 2000.
A experiência da ADICES e dos parceiros que integram o GAL, em matéria de conceção e gestão de projetos no âmbito de Fundos Estruturais (FEDER, FSE, FEOGA e iniciativas comunitárias) remonta ao QCA I, verificando-se a sua consolidação e aprofundamento nos programas de financiamento subsequentes (QCA II, III e QREN/PDR), tendo sido entidade gestora e promotora de múltiplos planos de desenvolvimento elaborados no âmbito de iniciativas comunitárias como o programa LEADER, o programa NOW e EUROFORM, tendo estado também envolvida em projetos INTERREG e EQUAL.
Objeto estatuário:
A ADICES tem por objeto “promover o desenvolvimento local e regional integrado através da dinamização sociocultural e económica e da promoção de iniciativas nas áreas dos recursos humanos, da formação, do ambiente, da igualdade de oportunidades e do género, do turismo e do património, da cultura e do apoio às atividades produtivas”. A Associação tem ainda por objeto a promoção de estudos, a investigação, a cooperação e a atuação no âmbito do desenvolvimento local e regional em articulação com outras entidades públicas e privadas que prossigam os mesmos fins.
Perfil de competências:
– Financiamento a iniciativas locais;
– Programação e operacionalização de projetos, ações e atividades de desenvolvimento local;
– Organização e promoção dos produtos locais;
– Formação;
– Promoção e divulgação dos recursos locais e do território;
– Animação e Dinamização de iniciativas Locais;
– Informação e Apoio técnico e financeiro a iniciativas locais;
– Mediação e concertação;
– Constituição de parcerias e construção de projetos de cooperação nacional e transnacional;
Área de Atuação
O Território da ADICES localiza-se na zona norte da Região Centro, mais concretamente na confluência das NUTS III – Região de Aveiro, Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões. Compreende a totalidade das 48 juntas e uniões de freguesias dos concelhos de:
- Águeda;
- Carregal do Sal;
- Mortágua;
- Santa Comba Dão;
- Tondela.
Principais Projetos
Aldeias de Portugal
Consolidação e Replicação Nacional
Tu fazes parte
Programa Escolhas
Carregal Con’Vida
Bairros Digitais
CLDS
“Viver + Santa Comba Dão”
Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Saudável (PNAES
A comer é que a gente se entende! – Região de Coimbra
Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Saudável (PNAES)
Identidade Alimentar Viseu Dão Lafões
Mercados itinerantes
Características do Território
Com uma área 1 187 km2, trata-se de um território de charneira entre o litoral e as terras altas do interior, delimitado a Sul e a Sudeste pelo Rio Mondego, a Este e a Sudeste pela Serra do Buçaco, a Norte Serra do Caramulo e Oeste pela várzea do rio Vouga, observando-se a presença harmoniosa de um conjunto diversificado de recursos naturais que estruturam a paisagem e a organização socioeconómica do território.
A Serra do Caramulo e do Buçaco, o planalto beirão, a várzea do rio Vouga a que se junta a extensa rede hidrográfica e as vastas zonas de floresta são alguns dos elementos naturais que marcam este território, constituindo importantes ativos para o seu desenvolvimento.
Nas atividades turísticas a Região detém uma enorme riqueza e diversidade de recursos naturais, patrimoniais (património arqueológico e arquitetónico classificado, religioso, casas apalaçadas e arquitetura civil como moinhos, fontanários, espigueiros) e culturais (lendas, tradições, romarias, artesanato, gastronomia, relevância histórica nas invasões francesas, figuras de relevo na história contemporânea.
No que respeita à riqueza gastronómica da região, o vinho do Dão, o azeite, o cabrito do Caramulo, a ovelha, o queijo e o requeijão de ovelha, a laranja de Besteiros, a maçã, o mel, a lampreia, os enchidos, as compotas, o bolo de cornos e o bolo torto, a Torta de Laranja e as broinhas de Santa Comba Dão, os produtos hortícolas, entre outros, são alguns dos produtos que ao longo dos anos dão expressão e força à cozinha local.
De entre as principais especialidades gastronómicas deste território, poderemos destacar o Leitão, Cabrito Assado à moda da Serra do Caramulo, a Lampantana, os Carolos e o Peixe do Rio.
É um território a visitar cheio de riqueza cultural, humana e gastronómica são a matriz de uma viagem a percorrer, descendo a serra até à Barragem da Aguieira ou à Pateira de Fermentelos sempre numa descoberta incrível por produtos, saberes e sabores únicos.