Adriminho

Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho

A ADRIMINHO é uma associação que tem por objeto a promoção do desenvolvimento rural na Região do Vale do Minho, entendido como um processo de melhoria das condições culturais e materiais de vida, através de iniciativas de base comunitária.

A Associação foi criada em 12 de agosto de 1994, com o objetivo de fazer face à necessidade de criar uma estrutura de Gestão e Coordenação da Iniciativa Comunitária LEADER II.

Diversas foram as entidades dos vários sectores socioeconómicos do território que logo se associaram a esta iniciativa: Escolas Profissionais, Associações de Agricultores, Associações Comerciais e Industriais, Adegas Cooperativas e o Sector Público, designadamente as Autarquias e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A ADRIMINHO tem desempenhado um papel muito relevante na dinamização e apoio a projetos e iniciativas de promoção do desenvolvimento local harmonioso e integrado do Vale do Minho, nomeadamente nas áreas agrícola, do artesanato, da produção de produtos endógenos e locais de qualidade e do turismo.

A Associação é, atualmente, responsável pela implementação da Estratégia Local de Desenvolvimento Rural preconizada pelo DLBC Rural – PDR 2020  para a Região do Vale do Minho e foi recentemente reconhecida como Grupo de Ação Local para a implementação do PEPAC Continente, no período de programação 2023/2027.

Órgãos de Gestão

Presidente

Manoel Batista (Município de Melgaço)

Vice-Presidente

Vítor Paulo Pereira (Município de Paredes de Coura)

Tesoureiro

Luís Brandão Coelho (Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho

Secretário

Raul Dias da Silva (Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste)

Vogal

Carlos Manuel da Silva Rodrigues (Instituto Politécnico de Viana do Castelo)

Área de Atuação

O território da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho –, situado no distrito de Viana do Castelo, abrange os concelhos:

  • Caminha;
  • Melgaço;
  • Monção;
  • Paredes de Coura;
  • Valença;
  • Vila Nova de Cerveira;

com uma área de 813,2 quilómetros quadrados.

Principais Projetos

As Experiências do Caminho Português de Santiago de Compostela
Bioeconomia - Cooperação para o uso sustentável dos recursos naturais locais e criação de emprego.
INCOMUN - INovação e COnhecimento no MUNdo Rural
alimentAÇÃO - Promover a Alimentação Equilibrada e Sustentável no Alto Minho
Aldeias de Portugal
Rural Experimenta
Terras da Lusofonia
GAL ADRIMINHO - Funcionamento e Animação

Características do Território

Fotografia: Contos de Luz – Fotografia & Videografia

O Vale do Minho é um território reconhecido pela qualidade de vida, excelência ambiental e social, que proporciona momentos inesquecíveis, através da sua cultura, história, tradições, da sua gastronomia e vinhos, da sua natureza ímpar e, claro, através das suas gentes afáveis e acolhedoras.

A sua beleza paisagística, dominada pelo verde entre vales e montanhas, é indescritivelmente única e a relevância da fauna e da flora de algumas zonas elevou-as à classificação de áreas protegidas. Por entre estes seis concelhos, encontram-se pequenos paraísos, ótimos para atividades ao ar livre e para momentos de lazer com familiares e/ou amigos, permitindo passeios pedestres ou rafting, passeios de 4×4, moto4 ou BTT, passeios panorâmicos ou de barco, pesca, percorrer as ecopistas ou simplesmente apreciar a beleza do Vale do Minho, nos inúmeros miradouros existentes.

O Vale do Minho é rico em recursos hídricos, o que possibilita o usufruto do Rio Minho na sua plenitude e a visita às muitas Praias Fluviais do território! Uma das mais conhecidas é a do Taboão, devido ao Festival de Paredes de Coura, mas existem outras como a Praia da Lenta ou a do Gadanha.

Mas nem só de natureza é feito este território, no Vale do também se respira património cultural e edificado. Explore as fortalezas, as inúmeras igrejas românicas, as pontes de várias épocas ou os vários museus, desde o Museu do Cinema ao Aquamuseu, passando pelo Museu Ferroviário, pelo Museu Regional de Paredes de Coura e o Museu da Fundação da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira.

Os Caminhos de Santiago, percorridos por tantos peregrinos, desde o século IX, em direção a Santiago de Compostela. O Caminho Português é composto por vários caminhos, passando quatro deles pelo Vale do Minho: Caminho do Noroeste; Caminho do Lima; Caminho do Norte e Caminho da Geira Romana.

E para além da sua espiritualidade, trate também da sua saúde e beleza nas Termas e Spas da região. O Vale do Minho disponibiliza várias ofertas no que toca ao Turismo Ativo e também as Festas e Romarias são um chamariz. A Semana Santa; as celebrações do Corpo de Deus, com os seus tapetes floridos; a famosa Festa da Coca, em Monção; os Festivais de Folclore; a Feira de Artes e Velharias; a Festa do Alvarinho e Fumeiro; a Festa da Cultura, demonstram que animação não falta.

E a gastronomia? Não dá para resistir ao delicioso fumeiro do Vale do Minho! Saboreie a Lampreia do Rio Minho, em Caminha; o Bacalhau e o Cabrito do Monte, em Melgaço; o Cabrito Assado à Moda de Monção, em Monção; a Truta do Rio Coura e o Cabrito de Padornelo avinhado em Verde Tinto, em Paredes de Coura; o Bacalhau à S. Teotónio e o Cabrito Montês, em Valença; as Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão, em Vila Nova de Cerveira e não deixe de acompanhar com o único Vinho Alvarinho.

Aqui há uma simbiose perfeita entre o contacto com a natureza, o convívio, o desporto, o lazer e a cultura.

Fotografia: Município

Aldeias Classificadas

Register

You don't have permission to register