DESTEQUE
Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente
A DESTEQUE é uma associação de desenvolvimento local criada em 1991, de direito privado e sem fins lucrativos. Os vinte e cinco associados que a compõem são exclusivamente entidades coletivas. Esta associação de desenvolvimento está próxima das pessoas, tem uma equipa técnica qualificada para o acompanhamento e orientação, é promotora de iniciativas, tem inovação e ousadia na atitude.
Visão – Maximizar os recursos para alcançar sustentabilidade.
Missão – Promover o desenvolvimento do território, valorizando os recursos naturais e culturais, dinamizando as atividades socioeconómicas e estimulando o trabalho em rede.


Valores
- Confiança: inspirar confiança aos stakeholders
- Personalização: cada cliente é tratado individualmente
- Atitude: agir com profissionalismo e ser cooperante
- Inovação: privilegiar a inovação nas ideias e projetos
Objetivos
- Para as pessoas: a qualificação global das pessoas; proporcionar formação para o desenvolvimento; promover a obtenção de competências no local
- Para o território: a preservação do ambiente e espaços naturais; a qualificação da paisagem rural; a potenciação dos recursos naturais
- Para as atividades: apoiar a comercialização dos produtos de qualidade; apoiar as pequenas e médias empresas; dinamizar e animar a atividade turística
Órgãos de Gestão
Presidente
Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros
Vice-Presidente
Câmara Municipal de Carrazeda
Vogal
Câmara Municipal de Alfândega da Fé
Vogal
Câmara Municipal de Mirandela
Vogal
Câmara Municipal de Vila Flor
Principais Projetos
PROVERE– Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos “Definição e estruturação da Rota Terra Quente”
CREATOUR “Sistematização da Gastronomia Transmontana, tradição oral em lições de história viva”
Aldeias de Portugal - Consolidação e Replicação Nacional
EMERN-Q | Baixa Densidade - Qualificação de Micro e Pequenos Negócios
Formações Modulares para Empregados e Desempregados
E ainda,
- Formação-Ação, nas áreas de qualificação e consultoria especializada em contexto de trabalho
- Valorizar Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino “Chocalhar Podence”
- Valorizar – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino “Gastronomia e dos Produtos ligados à alimentação de Trás-os-Montes e Alto Douro”
- PNAES – “Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável nas Terras de Trás-os-Montes” e “Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável no Douro”
Área de Atuação
Concelhos de:
- Alfândega da Fé
- Carrazeda de Ansiães
- Macedo de Cavaleiros
- Mirandela
- Vila Flor
Características do território
A Terra Quente Transmontana (TQT) é uma região de transição entre o Alto-Trás-os-Montes (a Terra Fria e o Alto Tâmega) e o Douro, marcada pelos vales dos rios Sabor e Tua que correm encaixados para o Douro, e por fossas tectónicas, de Mirandela e da Vilariça, sendo os acidentes de relevo de maior destaque as Serras de Bornes e dos Passos.
Os solos são maioritariamente xistosos com baixo teor de matéria orgânica. A agricultura praticada é dominantemente familiar e de minifúndio (castanha, hortícolas, azeitona, uva, cereja, maçã, amêndoa,…) relevando-se, no entanto, algumas explorações de expressiva dimensão empresarial, nomeadamente na área da olivicultura, fruticultura e viticultura. Distingue-se também o setor transformador essencialmente do fumeiro e outros subsetores ligados às produções silvo-agropecuárias, como queijarias e cogumelos, lagares de azeite e produção vitivinícola.
Apresenta grande diversidade ambiental e paisagística de rara beleza, com destaque para os vales do Sabor, do Tua e da Albufeira do Azibo e constitui-se num expressivo conjunto de áreas classificadas e marcas distintivas: Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, os Parques Regionais Naturais do Tua e do Baixo Sabor. Integra o Douro Património da Humanidade, o Douro Vinhateiro, Geoparque Terras de Cavaleiros, Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica e as Festividades de Inverno – Caretos de Podence, sob a chancela da UNESCO tornando-se assim território de referência em qualidade ambiental e sustentabilidade social.
Referência também para o artesanato rico e diversificado (cestaria, tanoaria, tecelagem).
A Terra Quente Transmontana possui uma gastronomia de excelência e diversificada, confecionada com produtos de reconhecida qualidade:
- Azeite de Trás-os-Montes DOP
- Cabrito Transmontano DOP
- Alheira de Mirandela IGP
- Queijo de Cabra Transmontano DOP
- Queijo Terrincho DOP
- Couve Penca de Mirandela
- Maçã do Planalto de Carrazeda
- Mel da Terra Quente DOP
- Borrego Terrincho DOP
- Frutas do Vale da Vilariça (pêssego, laranja, melão) e hortícolas diversas






