Douro Superior
Associação de Desenvolvimento (DSAD)
A Douro Superior, Associação de Desenvolvimento (DSAD) constitui-se como Grupo de Ação Local para a operacionalização da abordagem LEADER em 1994, exercendo desde essa altura funções de gestão de programas e medidas. A DSAD é uma associação privada sem fins lucrativos que tem como finalidade dinamizar, valorizar e contribuir para o bem-estar e desenvolvimento do Douro Superior. Foi constituída em 22 de Julho de 1994, com sede em Torre de Moncorvo, por um conjunto de 19 entidades, públicas e privadas, representativas do tecido social e institucional e dos produtores locais. Tem atualmente 45 associados, públicos e privados, representativos sectorialmente e com âmbitos de intervenção diversificados e complementares.
A Associação desenvolve, entre outras, atividades de animação local, formação, cooperação e promoção económica e do emprego.
A experiência acumulada permite afirmar que no Douro Superior, a sociedade local, representada na DSAD, está certa das conquitas obtidas bem como dos novos desafios a que urge responder. Desde o início da sua formação, a DSAD tem mobilizado meios para alcançar o seu objetivo principal “o desenvolvimento da região” e tem evidenciado capacidade de gestão de programas e instrumentos de política.
Principais Projetos
PIC Leader II e Leader +
desenvolveu a conceção do plano de ação, a sua realização e gestão;
Centros e núcleos rurais
participação da DSAD abrangeu a conceção do plano de intervenção, a sua realização e monitorização;
programa PITER
Elaboração com a Spidouro, elaboração da candidatura ao PRODOURO, com a equipa técnica da Associação de Municípios do Douro Superior;
Promoção turística do Douro
Integrou-se na criação do grupo de trabalho transnacional para a promoção turística do Douro;
Projeto da Carta Europeia do Turismo Sustentável
Participou no projeto da Carta Europeia do Turismo Sustentável no âmbito do PO Norte, no qual colaborou com outras entidades;
PIC Leader II e Leader +
desenvolveu a conceção do plano de ação, a sua realização e gestão;
Pic Equal
colaborou com outras instituições na candidatura “Parques com Vida”;
QREN (2006-2013)
Elaborou a Estratégia de Desenvolvimento Local e entidades gestora de medidas do eixo 3 do PRODER. Foi parceira em vários projetos de cooperação, ainda no âmbito deste quadro comunitário;
Feiras e Exposições
Participou e participa em vários eventos tais como feiras e exposições;
Redes Sociais
Participa nas Redes Sociais do território;
Associação Parques Com Vida
Participação nos órgãos sociais da Associação Parques Com Vida;
ATA
Participação na ATA;
Programa PDR 2020
Gestora do programa PDR 2020;
Área de Atuação
A Gal Douro Superior, Associação de Desenvolvimento (DSAD), destaca-se pela sua abrangente atuação, envolvendo os territórios:
- Freixo de Espada à Cinta
- Mogadouro
- Torre de Moncorvo
- Vila Nova de Foz Côa
Características do território
Profundamente marcado pelo rio Douro, e seus afluentes – Côa, Sabor e Tua –, o território apresentam no património natural e cultural um recurso pleno de desenvolvimento. Os maiores “trunfos” do Douro Superior são o Alto Douro Vinhateiro e os Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa, no Parque Arqueológico do Vale do Côa, ambos classificados como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Atrativos aos quais se junta o Parque Natural do Douro Internacional, com uma área de 85.150 hectares distribuídos pelos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.
As amendoeiras em flor, espetáculo de extraordinária beleza que pronuncia a Primavera no Douro, constitui outra das atrações que atrai grande número de visitantes e turistas. O artesanato é rico e variado em tecelagem, mas o destaque recai na seda, atividade que ainda faz parte do dia-a-dia de algumas (habilidosas) mulheres de Freixo de Espada à Cinta.
O Douro, património da humanidade, é uma região de muitas faces, muitos estilos e diferentes identidades. Poucas regiões no mundo detêm o privilégio de ostentar tanta diversidade, natural e humana. Poucas denominações conseguem contrapor vinhos modernos e profundamente tecnológicos face a vinhos tão visceralmente clássicos e rústicos no estilo, como o Douro consegue igualmente apresentar. Poucas regiões conseguem afirmar-se no mundo dos vinhos generosos com ícones internacionais como o Vinho do Porto ao mesmo tempo que continua a surpreender o mundo com a nova geração de vinhos do Douro.