Ul recebe “Há Festa na Aldeia” com artesanato e produtos locais
Classificado como “Aldeia de Portugal”, o povoado de Ul, no município de Oliveira de Azeméis, recebe a 23 e 24 de setembro uma das iniciativas mais emblemáticas da ATA – Associação do Turismo de Aldeia. Trata-se do evento “Há Festa na Aldeia”, que, ao longo de dois dias, transforma essa paisagem de floresta, rio e moinhos numa mostra das tradições dessa região do distrito de Aveiro, os seus produtos típicos e a sua gastronomia.
Decorada ao estilo de um arraial comunitário, a aldeia acolhe assim um programa diversificado de iniciativas, como jogos tradicionais, mostras de fabrico de pão de Ul e sessões de showcooking sobre arroz – numa escolha a que não é alheio o facto de Oliveira de Azeméis ser o município responsável pela indústria que descasca, trata e embala 70% do arroz consumido em Portugal.
As associações locais também vão demonstrar o seu talento na cozinha ao dinamizar no “Há Festa na Aldeia” as várias tasquinhas dispostas pelas margens do Ul, assegurando a confeção de pratos como as papas de São Miguel, rojões com arroz de feijão ou arroz doce. Para quem preferir ter a sua refeição num local mais afastado e calmo do Parque Molinológico do Rio Ul, também há uma proposta específica: um workshop sobre a preparação de piqueniques saudáveis, após o qual os participantes poderão fazer escolhas mais informadas – e saborosas – sobre o tipo de alimentos a reunir para essas ocasiões de lazer.
Entretanto, em paralelo às várias propostas do “Há Festa na Aldeia”, Ul será também um local privilegiado para, a 23 e 24 de setembro, aí se comprarem produtos especiais da região. O denominado Mercado da Aldeia reúne várias bancas e combina uma função lúdica e pedagógica com o objetivo de recriar e valorizar o comércio, as artes e os ofícios do território. Assim se justifica que, entre os vendedores inscritos, se incluam desde fabricantes de bolos, compotas e licores, até produtores de frutas, legumes e ervas aromáticas, assim como artesãos especialistas em atoalhados, bolsas e aventais, brinquedos de madeira, peças em couro, velas e sabonetes, etc. ■