Podence lança “Festival do Careto” para três dias repletos de música, tradição e lazer
De 28 a 30 de julho, a aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, acolhe a edição de estreia do “Festival do Careto”, que, focado na música popular e em atividades tradicionais ligadas à vida desse território do distrito de Bragança, envolve um programa intenso e iniciativas como um concerto no dia 30 pelo coletivo Galandum Galundaina, cujas canções são interpretadas em Língua Mirandesa.
O evento concretiza uma ambição antiga das entidades ligadas a esse povoado classificado como “Aldeia de Portugal” e, segundo a associação Grupo dos Caretos de Podence, fará lembrar o Entrudo Chocalheiro, até porque prevê a aparição dos caretos, personagens de vestes coloridas e rosto coberto que a UNESCO classificou como Património Cultural Imaterial da Humanidade. O novo festival irá, contudo, focar-se mais na música, em iniciativas lúdicas e na oferta de tabernas, alargando a sua abrangência geográfica também ao rio Azibo e sua envolvente.
A organização ainda não revelou os preços de entrada, mas adiantou à rádio Onda Livre que serão “simbólicos”. Muitas das iniciativas previstas (no programa abaixo) implicam inscrição prévia, pelo que os interessados devem informar-se previamente através do email careto.podence@gmail.com ou do telefone 919.750.771.
Citado pela rádio Onda Livre, o presidente do Grupo dos Caretos de Podence anuncia: “Caminhadas, passeios pedestres, passeios de barco no Azibo, canoagem, workshops a nível de máscaras e a experiência de ser careto – são várias atividades inseridas no programa”.
Resultando de uma parceria entre a associação Grupo dos Caretos de Podence, a Junta de Freguesia de Podence, os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros e a Câmara Municipal, o I Festival do Careto integra ainda propostas como um mercadinho tradicional, um workshop de danças do mundo, uma caminhada noturna, um tour de padel no Azibo, uma oficina de máscaras, um recital de poesia e uma visita ao geoparque Terras de Cavaleiros. Segundo a organização, “excecionalmente estará disponível um parque de campismo” para os visitantes que pretendam pernoitar na região e usufruir dos três dias consecutivos de festival. ■