um pouco mais

Sobre a ATA

Aldeias de Portugal: um espaço colectivo de construção

A ATA – Associação do Turismo de Aldeia é composta por vários GAL – grupos de acção local que se juntaram, num esforço de sintonia em torno da ideia de potenciar o desenvolvimento e a promoção dos territórios rurais.

O turismo em Portugal continua a crescer, gerando receitas significativas para o país, e quando se revelam opções sólidas de valorização turística do interior e dos territórios de baixa densidade, é importante apostar na inovação no que respeita à gestão e qualificação dos produtos turísticos.

Tendo em conta as características únicas de cada região, organizou-se a oferta através da criação de procedimentos transversais a todos os agentes, garantindo deste modo a chancela de qualidade do projecto Aldeias de Portugal e cumprindo a nossa promessa de valor da marca.

Em rede, posiciona-se estrategicamente como experiência global da ruralidade e das suas tradições, reivindica a diferença e impulsiona o interior como destino de excelência.

Um novo conceito no Turismo Rural

As Aldeias de Portugal são um novo conceito – da forma de abordar o Turismo Rural – que se diferencia da restante oferta por proporcionar aos seus visitantes a “Experiência da Ruralidade”, através de um produto único e inimitável, mais personalizado, que valoriza a hospitalidade, o lazer os usos e costumes.

Apesar destes espaços rurais se distinguirem pela sua presença remota na história, conservam legados de grande valor patrimonial e cultural. Cada vez é mais reconhecido às “Aldeias de Portugal” um passado de tradições expresso pelas suas gentes, cultura, usos e costumes, uma tradição que não morreu com o tempo e que tem deixado cada vez menos gente indiferente.

Missão

Melhoria da qualidade de vida da população rural e do culto das vivências e tradição rural portuguesa, através da promoção e preservação do património rural.

Visão

Criação de uma rede Nacional sustentável e de referência na promoção da Ruralidade Nacional.

Valores

Os nossos valores visam sempre em zelar pela tradição, genuinidade, património e Qualidade.

Sobre o projeto

Investir na potenciação do Turismo de Aldeia, em paralelo com a fixação e rejuvenescimento das populações, a valorização e promoção do património local, o reforço da identidade territorial, numa perspetiva de consolidação e alargamento das parcerias locais, regionais, nacionais e transnacionais criadas, é o desfio da rede “Aldeias de Portugal”, constituída atualmente por 83 aldeias classificadas e integradas nos territórios de intervenção das 15 ADL`s da região norte do país.

Nos últimos anos, as ADL trabalharam em Cooperação na criação e desenvolvimento da Rede das Aldeias de Portugal, que assentou em duas vertentes, a nacional, designadamente com os projectos “Dinamização dos Territórios Rurais de Entre Douro e Minho e Douro Sul” e “Aldeias de Portugal, e a transnacional com projecto “Aldeias de Tradição”, e que se complementavam entre si.

As referidas ADL’s têm apoiado o desenvolvimento e requalificação de aldeias, através do financiamento da recuperação das fachadas dos edifícios tradicionais, do investimento em infraestruturas públicas, da criação de alojamento turístico, oficinas de artes e ofícios, postos de venda, cozinhas regionais, tabernas, restaurantes, entre outros, da formação/sensibilização da população e agentes económicos, bem como de atividades culturais de animação.

Todo o financiamento referido permitiu alcançar alguns dos objetivos que as ADL’s preconizam, ou seja:

A fixação da população das aldeias, a criação de emprego, o fomento das tradições, o aumento da autoestima e reforço da identidade das populações, a melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, uma visibilidade positiva dos seus territórios.

O trabalho desenvolvido permitiu a inclusão das respectivas Aldeias recuperadas no âmbito dos programas comunitários AGRIS e LEADER, na rede das Aldeias de Portugal, promovida pela ATA – Associação do Turismo de Aldeia, facilitando assim a sua organização e promoção.

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