A aldeia de Abreiro situa-se num vale banhado pelo rio Tua, pertencendo ao concelho de Mirandela. Abreiro detém um enorme valor arqueológico, como o comprovam a calçada medieval que liga a localidade à antiga ponte de Abreiro, as próprias ruínas da ponte medieval e o dólmen da Arcã.
No centro da aldeia, repare no pelourinho, bem conservado, e nas imponentes casas senhoriais a contrastar com as singelas casas em granito com as típicas varandas em madeira. Atente, ainda, na igreja matriz, nas duas capelas da aldeia, no cruzeiro, no cemitério dos mouros e na fonte velha. Se quer fugir à rotina, não perca a oportunidade de participar no projeto Terra Olea, que convida os turistas a conhecer o processo da produção de azeite. Este convite inclui passeios nos olivais, apanha da azeitona, produção e degustação de azeite diversos!
Sabia que a aldeia de Abreiro possui um lagar de azeite biológico em funcionamento? No miradouro de Santa Catarina, perca-se na beleza da paisagem, marcada pelas encostas cultivadas com vinhas, pelo rio Tua a serpentear no sopé e pela linha do Tua, já desativada. Se é apreciador de pesca e caça, saiba que Abreiro é também zona de pesca, no rio Tua, e que existe aqui uma reserva de caça.
A gastronomia típica inclui sopas de miolada com pedaços de carne de porco, cabrito e borrego assado, rojões com batata cozida, feijoada, alheiras, fumeiro e sopa da matança. Delicie-se! Das tradições culturais de Abreiro, destaca-se a Festa de Santo Estevão (26 de dezembro), antigamente conhecida como festa dos “homens bons” ou “festa do carro”.