A2S

Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia

A A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia é uma entidade privada sem fins lucrativos, constituída por entidades coletivas privadas e públicas a 23 janeiro de 2015.

A associação tem como objeto a promoção do desenvolvimento integrado e sustentável da região saloia, com vista à melhoria das condições económicas e de vidas das populações, no âmbito das seguintes temáticas:

  • Produção agrícola, silvícola, pecuária e agroalimentar;
  • Pesca e aquacultura;
  • Empresas e emprego;
  • Educação e formação;
  • Ambiente e património edificado, cultural e natural;
  • Turismo, em especial o turismo em meio rural, natural, paisagístico e marítimo;
  • Associativismo e cidadania;
  • Ação, dinamização e inclusão social;
  • Inovação, investigação e empreendedorismo.

A intervenção da A2S assenta em lógicas de proximidade e de coesão territorial, experimentação e inovação e, sobretudo, em metodologias participativas com o envolvimento dos atores locais, criando respostas para os desafios sociais, ambientais e económicos.

Enquanto organização promotora da região saloia, a A2S implementa e gere projetos e programas nacionais, ou cofinanciados pela União Europeia para dar resposta aos desafios e objetivos definidos na Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) preconizada para o território.

Orgãos de Gestão

Presidente

Câmara Municipal de Sintra

Secretário

Câmara Municipal de Mafra

Tesoureiro

Câmara Municipal de Loures

Vogal

Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa

Vogal

Associação Empresarial de Sintra

Vogal

Associação de Agricultores do Concelho de Mafra

Vogal

Centro Social e Paroquial de S. João das Lampas

Área de Atuação

A nossa área de atuação abrange os seguintes municípios:.

Mafra

  • Encarnação, Santo Isidoro, Ericeira, Carvoeira;
  • Mafra, Azureira e Sobral da Abelheira;
  • Igreja Nova e Cheleiros, Milharado;
  • Malveira e São Miguel de Alcainça;
  • Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés;

Sintra

  • São João das Lampas e Turragem;
  • Santa Maria e S. Miguel;
  • S. Martinho, S. Pedro de Penaferrim, Colares;
  • Montelavar, Almargem do Bispo, Pero Pinheiro;

Loures

  • Bucelas, Lousa, Fanhões;
  • Loures;
  • Santo Antão e São Julião do Tojal;
mapa-A2S

Principais Projetos

A A2S enquanto Grupo de Ação Local, é financiada pelos programas PDR2020 e MAR2020, para a elaboração e implementação das Estratégias de Desenvolvimento Local. É também promotora de projetos individuais ou em parceria com outras entidades, dentro e fora da região saloia, indo ao encontro aos objetivos definidos na respetiva Estratégia de Desenvolvimento Local.

Destacam-se os projetos de cooperação inseridos no Desenvolvimento Local de Base Comunitária, na vertente Rural para os quais já foram definidas áreas prioritárias de cooperação nacional e transnacional, a saber:

  • Turismo e património, com particular enfoque no enoturismo, turismo equestre.
  • Circuitos Curtos Agro-Alimentares

É ainda importante alargar as atividades de cooperação estabelecendo parcerias nacionais e transnacionais com vista a obter financiamentos complementares para o desenvolvimento de projetos de interesse comum, nomeadamente, ao nível da educação e formação profissional, do empreendedorismo dos jovens, da animação territorial, turismo, património, etc.

Independentemente do enquadramento regulamentar ou do fundo financiador, a A2S procura ser promotora de projetos que concorram para os seus objetivos e contribuam para o desenvolvimento da região saloia.

Sistemas Alimentares Locais (PDR2020-10.3-FEADER-064722)

Promover o desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis através de uma articulação integrada dos setores da produção, comercialização e consumo alimentar.

INCOMUN - Inovação e Conhecimento do Mundo Rural (PDR2020-10.3-FEADER-064862)

Promover a aproximação dos territórios rurais do conhecimento científico da inovação e avaliar os efeitos decorrentes da pandemia COVID 19.

Lugares do Vinho - Enoturismo Portugal Brasil (PDR2020-10.3-FEADER`{`1`}`062054)

Estruturar produtos enoturísticos e a divulgação deste recurso turístico, entre a região saloia e a Serra Gaúcha, bem como estratégias de enoturismo e troca de informação técnica ao nível da produção, transformação, certificação e comercialização de vinho.

AML Alimenta PDR2020-20.2.4-FEADER-085399

Desenvolvido no âmbito do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável da Rede Rural Nacional e que tem como objetivo a promoção da alimentação saudável e sustentável, da dieta mediterrânica e o combate ao desperdício alimentar na Área Metropolitana de Lisboa.

Desenvolvimento Local Liderado pelas Comunidades - 2023-1-PT01-KA122-ADU-000148805 - ERASMUS

O projeto europeu Desenvolvimento Local liderado pelas Comunidades é um projeto que visa a mobilidade transnacional no âmbito da educação de adultos.

Características do território

A região saloia é uma área cultural e geográfica situada nos arredores de Lisboa e abrange vários concelhos: Loures, Mafra e Sintra.

Historicamente, a região saloia era composta por comunidades rurais e agrícolas, sendo conhecida pela sua ligação à terra e à produção agrícola. No passado os seus habitantes viviam da agricultura, praticada em hortas e pomares, e do comércio de produtos agrícolas em mercados e na cidade de Lisboa.

A região saloia é famosa pela sua agricultura tradicional, com destaque para o cultivo de produtos como vinho, frutas, legumes e cereais. Com produtos agrícolas de excelência (frutas, hortaliças, coelho, aves, ovos, queijo, caça, …), esta zona desenvolveu também uma gastronomia bastante variada e rica, sobressaindo as receitas de coelho, aves e porco. O queijo fresco ainda hoje é muito apreciado em todo o país. As terras férteis e o clima favorável são propícios para a produção agrícola.

A paisagem da região saloia é marcada por colinas suaves, vales, vinhas e campos cultivados. Os terrenos são geralmente verdes e exuberantes, refletindo a atividade agrícola predominante.

As aldeias saloias apresentam uma arquitetura tradicional, com casas de pedra ou caiadas de branco, telhados de telha vermelha e muitas vezes decoradas com flores. Essas casas geralmente mantêm características rústicas e elementos históricos.

A região saloia preserva muitas das suas tradições culturais, incluindo festas religiosas, festivais folclóricos, música e dança tradicional. A gastronomia também é uma parte importante da cultura saloia, com pratos típicos baseados em ingredientes locais, como o pão saloio e o queijo saloio.

Nos últimos anos, a região saloia tem sido cada vez mais procurada por turistas em busca de experiências autênticas e rurais, longe do bulício da cidade. O turismo rural e enoturismo têm crescido, com visitantes interessados em explorar a beleza natural, a gastronomia e a cultura local.

A região saloia é um lugar rico em tradição, cultura e paisagens pitorescas, que mantém viva a herança rural de Portugal.

Aldeias Classificadas

Register

You don't have permission to register