Fachadas e ruas de Caldas da Felgueira com decorações até final do ano
Nos últimos tempos, a população de Caldas da Felgueira tem-se dedicado ao bricolage com particular afinco. A Câmara Municipal de Nelas lançou um concurso para premiar quem demonstrar mais originalidade e bom gosto na decoração da fachada da sua casa e no arranjo da respetiva rua, e os habitantes dessa “Aldeia de Portugal” estão a esmerar-se nesse esforço comunitário.
O concurso tem como prazo final meados de junho de 2023, mas o alcance da iniciativa não termina aí, já que as decorações em causa podem manter-se até final do ano, para deleite de quem visitar o povoado na época alta do turismo nessa zona do distrito de Viseu. Vasos de flores, cestos com plantas, coroas de vime e outro artesanato são alguns dos elementos esperados nas varandas, sacadas, escadarias ou janelas da aldeia, para um cenário assim renovado.
“O objetivo é valorizar o património edificado das casas e ruas em harmonia com a paisagem bucólica que envolve esta estância termal”, informa fonte da autarquia, sobre esta competição em torno da decoração de ruas.
Quanto aos critérios que influem na escolha dos premiados, são a “originalidade, estética e embelezamento” proporcionados pelos adereços decorativos, assim como a sua “simbologia e representatividade” no contexto da genuinidade que garantiu a Caldas da Felgueira a classificação como “Aldeia de Portugal”.
Inserida na região de turismo Dão-Lafões e enquadrada pelas serras da Estrela, do Buçaco e do Caramulo, essa localidade tem como ex-libris o balneário “Caldas da Felgueira – Termas e Spa”. Também denominadas Caldas do Vale de Madeiros, designação pela qual foram conhecidas até 1880, estas termas estão em atividade desde finais do século XVIII, quando foram identificadas as propriedades terapêuticas das suas águas sulfúreas sódicas, indicadas sobretudo para o tratamento de doenças do foro respiratório e do aparelho circulatório, doenças musculares e afeções dermatológicas. ■