“Natal em Cheleiros” com oficinas, concertos, tasquinhas e artesanato
A aldeia de Cheleiros já tem programa de Natal para os dias 16 e 17 de dezembro. Conhecida pelas suas broas próprias, pelo vinho da casta Jampal e pela rota pedestre através de lugares evocados no “Memorial do Convento” de José Saramago, esta povoação do concelho de Mafra volta a acolher a iniciativa “Natal em Cheleiros”, com um extenso programa de atividades para esses dois dias.
No sábado, a localidade do distrito de Lisboa classificada como “Aldeia de Portugal” desde 2022 vai receber uma prova gastronómica sobre os sabores locais e uma oficina de confeção de broas, que se repete no domingo e para ambas as datas exige inscrição prévia pelo email silviafmcosta@gmail.com.
No mesmo dia haverá ainda iniciativas como a encenação “Auto de Natal”, um concerto por alunos do Conservatório de Música de Mafra, outro pelo gruo coral In Natalis e um ateliê de presépios em que os interessados deverão marcar lugar pelo mail info@sombrasecontrastes.com.
Depois disso, assiste-se à recriação da Chegada do Pai Natal, que é sempre um momento particularmente entusiasmante para as crianças.
Já para domingo, está prevista, entre outras propostas, uma missa especial sobre a quadra, a atuação do Rancho Folclórico Casa do Minho de Lisboa, outra pela Academia do Bombo – Orquestra de Percussão de Mafra e uma oficina de pintura de moinhos, cuja participação implica reserva pelo endereço pires.isabelle@hotmail.com.
Informações mais detalhadas sobre o programa do evento podem obter-se no site da Câmara Municipal de Mafra, mas sabe-se já que, durante todo o fim-de-semana, o “Natal em Cheleiros” terá ainda a decorrer um pequeno mercado com tasquinhas e bancas de artesanato. Consoante a oferta dos comerciantes, aí se poderão encontrar iguarias regionais como Pão de Mafra, queijadas de leite e bolo-rei de Carvalhal, e peças de fabrico manual como têxteis de cozinha, presépios em cerâmica, cestos e outros artigos decorativos de tradição rural. ■